• Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Pacto educativo Global
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Contato
  • Agenda
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Pacto educativo Global
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Contato
  • Agenda

Cotidiano

  • Home
  • Blog
  • Cotidiano
  • Solidariedade que gera ação: o futuro que queremos para Curitiba pós-pandemia

Solidariedade que gera ação: o futuro que queremos para Curitiba pós-pandemia

  • Postado por Guilherme Marquiori
  • Categorias Cotidiano
  • Data 25 de agosto de 2020

Você saberia responder o que mais tem preocupado a população de Curitiba durante a pandemia do Coronavírus? Para a maioria das pessoas (70,8%), o desemprego ou falta de renda é a principal adversidade. Em seguida, o colapso do sistema de saúde (10,6%), a saúde mental (10,2%) e a saúde física (1,5%).

Por outro lado, a confiança na solidariedade vem à tona quando a pergunta se refere ao que mais está ajudando a superar a crise. Ou seja, a colaboração entre as famílias, independentemente da postura do poder público.

Os dados são da pesquisa publicada pela iniciativa Cidade da Gente, em parceria com o Instituto Sivis. O relatório faz parte do projeto “Ação Covid-19”, dedicado a estudar os efeitos da pandemia em Curitiba.

Ouvir para entender e agir

Durante o estudo, foram ouvidos mais de 500 moradores de 15 regiões de Curitiba com maior vulnerabilidade diante da pandemia.

Certamente, esse levantamento é muito relevante para compreensão do momento atual. Assim como para nortear ações para um horizonte mais esperançoso. Por isso, a Província Marista Brasil Centro-Sul está apoiando essa divulgação.

Cenários possíveis para o futuro

Com a participação de lideranças estratégicas da cidade, o estudo também apresenta a previsão de três cenários futuros para Curitiba. São eles: “Farinha pouca, meu pirão primeiro” (marcado pelo individualismo), “Japona” (solução paliativa) e “Gralha-azul” (transformação).

Quer saber mais sobre os principais resultados da pesquisa, o significado de cada um destes cenários e que atitudes tomar para ir na direção do caminho mais otimista? Acesse o e-book “Solidariedade: o que esperar do futuro? – Como conhecer a realidade pode nos ajudar a transformar o mundo em lugar mais fraterno”, elaborado pela Equipe de Comunicação e Marketing da PMBCS e pelo Instituto Sivis.

Painel Farol de Esperança sobre solidariedade

Esse assunto também estará no próximo painel Farol de Esperança, no dia 27 de agosto, às 17h, intitulado “Solidariedade: o que esperar do futuro?”. Os convidados falarão dos desdobramentos e conclusões da pesquisa “Ação Covid-19”, bem como do projeto Solidariedade que aquece. Além disso, abordarão o papel das ações solidárias na construção de um futuro pós-pandemia.

Os painelistas serão: Thaíse Kemer, gerente de pesquisa e impacto do Instituto Sivis; Jamil Assis, gerente de relações institucionais do Instituto Sivis; Simone Tavares Zucchi, especialista do Observatório de Educação para a Solidariedade da PUCPR; e Lucas José Ramos Lopes, assessor da área de gestão e missão da UMBRASIL.

O evento virtual é uma iniciativa da Província Marista Brasil Centro-Sul, do Farol 1817, do Instituto de Ciência e Fé e da Escola de Humanidades da PUCPR. É realizado sempre às quintas-feiras, às 17h, no canal do Youtube do Farol 1817.

  • Compartilhar
Guilherme Marquiori

Post Anterior

Rede Marista adere a campanha: A Amazônia precisa de você
25 de agosto de 2020

Próximo Post

Ações em rede celebram o Dia Nacional do Voluntariado
25 de agosto de 2020

Você também pode gostar de

MissaoHenri
Em missão: Irmãos Maristas contribuem com ações solidárias
18 julho, 2024
WhatsApp Image 2024-07-04 at 13.37.05
Lançamento da publicação: Memórias e Vivência – Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe
4 julho, 2024
DEE_5866-2048×1365
Gestores Maristas debatem a liderança profética e servidora a partir do estudo sobre o Irmão Francisco Rivat
20 junho, 2024
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C - Brasília, DF

CEP: 70200-750

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365

imunify-bot-check