Ser sinal e luz: Encontro Marista de Jovens Irmãos

As novas luzes do Brasil Marista brilham mais fortes desde ontem. Reunidos em Porto Alegre, cerca de 50 jovens irmãos, das Províncias do Brasil, iniciaram o 3º Encontro Marista de Jovens Irmãos. Acolhidos pelo provincial da Província do Rio Grande do Sul, Ir. Inacio Etges, já sentem-se em casa, “pois cada lugar marista é nossa casa”, disse o provincial no acolhimento.
Os participantes também foram abraçados pelo provincial da Província Brasil Centro-Sul, Ir. Joaquim Sperandio, que conclamou todos a serem “místicos para fazer fermentar nosso solo de missão. Fizemos votos, nos engajamos nesta instituição para sermos sinal entre todos e principalmente entre aqueles que esperam que sejamos luz”, afirmou.
O Diretor-presidente da UMBRASIL, Ir. Claudiano Tiecher, e o Secretário Executivo, Ir. Valter Zancanaro, encerraram a acolhida desejando um encontro profícuo e de comunhão. Relembrando um versículo de Romanos (8, 17), Ir. Valter enfatizou a oportunidade de fortalecimento da fraternidade que torna a todos irmãos e herdeiros de uma missão que continua viva. “Precisamos estar unidos, para continuar a levar adiante a obra que nos foi entregue por aqueles que nos precederam. Somos herdeiros de uma promessa, herdeiros de uma profecia. Todos somos preparados e não somos o futuro da congregação, somos o presente”, instigou.
O encontro continua até dia 10 com diversas atividades de reflexão e imersão, principalmente a partir da experiência do Pe. Champagnat com o jovem Montagne: “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. Nos próximos dias, os jovens irmãos estarão inseridos em três experiências de solidariedade na capital gaúcha: Ilha dos Marinheiros, Ilha Pintada e Bairro Mario Quintana.
Veja mais fotos do primeiro momento:










