• Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Pacto educativo Global
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Contato
  • Agenda
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Pacto educativo Global
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Contato
  • Agenda

Cotidiano

  • Home
  • Blog
  • Cotidiano
  • Coleção incentiva o trabalha dos ODS com crianças e adolescente

Coleção incentiva o trabalha dos ODS com crianças e adolescente

  • Postado por Lorena Oliveira
  • Categorias Cotidiano
  • Data 21 de junho de 2022

A coleção “Agenda 2030: para que ninguém fique para trás”, elaborada pelo EducaDyS e PJM da Província Marista México Central e o Centro Marista de Defesa da Infância da Província Marista Brasil Centro-Sul, tem como objetivo contribuir nas ações educativas com crianças, adolescentes e jovens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Disponível em 8 fichas, a coleção utiliza a metodologia Ver, Julgar e Agir e possibilita que educadores, crianças, adolescentes e jovens vivenciem um caminho pedagógico com sugestão de atividades lúdicas e subsídios para reflexão sobre o tema.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os dados de 2021 apresentados no “Relatório da ONU: Ano Pandêmico marcado pelo aumento da fome no mundo” mostram que, aproximadamente, uma em cada oito pessoas ainda vive na pobreza extrema, quase 800 milhões de pessoas sofrem com a fome, quase um quarto das crianças menores de 5 anos nascidos não são registradas, 789 milhões de pessoas vivem sem eletricidade, e a escassez de água afeta a mais 2 bilhões de pessoas.

Desde 2016, a implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, assinada por 193 nações, apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam os desafios globais urgentes a serem superados até 2030. Além da erradicação da pobreza extrema, os objetivos incluem três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental em uma visão global integrada.

Como Maristas parte dessa ação global

Desde a fundação do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, Marcelino Champagnat foi sensível e atento às necessidades das crianças e jovens de seu tempo. Assim, Marcelino iniciou um trabalho voltado ao desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio da educação, considerado um processo fundamentalmente participativo.

Os apelos do Papa Francisco na Exortação Apostólica de 2013, nos encorajam a agir com uma perspectiva ecológica e de longo prazo:

“ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos. (…) Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela.

Evangelii Gaudium, 183

Os Maristas de Champagnat reconhecem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) uma oportunidade de se unirem ao movimento global para tornar o mundo um lugar para todos as pessoas viverem usando e compartilhando de forma justa e responsável os recursos que temos e refletindo com crianças, adolescentes e jovens sobre os Direitos Humanos e os temas que afetam as suas vidas .

 

Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância

O Centro Marista de Defesa da Infância atua há 11 anos na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social. Desenvolvemos campanhas e assessoramento sobre o enfrentamento à violência sexual e outros temas referentes aos direitos humanos, como a participação infanto-juvenil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atuamos também no monitoramento de dados e do orçamento público do estado do Paraná e promovemos ações de incidência política em articulação com governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito. Saiba mais em centrodedefesa.org.br

 

 

  • Compartilhar
Lorena Oliveira

Post Anterior

40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB
21 de junho de 2022

Próximo Post

Crianças e adolescentes devem participar de debates sobre mudanças climáticas
14 de julho de 2022

Você também pode gostar de

MissaoHenri
Em missão: Irmãos Maristas contribuem com ações solidárias
18 julho, 2024
WhatsApp Image 2024-07-04 at 13.37.05
Lançamento da publicação: Memórias e Vivência – Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe
4 julho, 2024
DEE_5866-2048×1365
Gestores Maristas debatem a liderança profética e servidora a partir do estudo sobre o Irmão Francisco Rivat
20 junho, 2024
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C - Brasília, DF

CEP: 70200-750

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365

imunify-bot-check